quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projeto KHouse Profissionalizante realiza momentos de gestão

Na manhã deste dia 18 de dezembro, no Centro de Referência do Professor (CRP), 88 alunos do Projeto KHouse Profissionalizante (PK) serão certificados. Esse grupo de discente se junta a outros mais de 150 contemplados desde a primeira turma, em 2003.

São 8 anos de trabalho voluntário e contribuição para a inclusão sócio-digital no município de Fortaleza, já que o projeto foi idealizado pelo coordenadores Dulce Brito e Herbert Vasconcelos, em 2002. O objetivo é incluir digitalmente, jovens carentes de oportunidades, que estejam vinculados em alguma instituição de ensino, a partir dos anos de finais do ensino fundamental.

O projeto, que acontece aos sábados no CRP (Célula da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza), abrange uma formação inicial profissionalizante de informática em gestão e manutenção de tecnologias computacionais, reconhecido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na modalidade de extensão.

O trabalho integra uma gestão, através de uma equipe, que compreende um grupo de pesquisa com a coordenação geral da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) e a supervisão local da UFC, do IFCE e do CRP. São voluntários multiplicadores que trabalham de forma colegiada, colaborativa e cooperativa. Estão envolvidos doutores, mestres, graduados, graduandos, professores, monitores, ex-alunos, entre outros profissionais.

A expectativa é que o projeto cresça cada vez mais, com encontros diários a cada aula para diagnosticar, avaliar e encaminhar novas propostas. Entre as inovações, estão em vista encaminhamentos para estágio e emprego, além de bolsas de estudos e realização de projetos sociais nas comunidades pelos próprios alunos.

Nenhum comentário: