terça-feira, 4 de novembro de 2008

Cinturão Digital possibilita inclusão social


Com objetivo dar acesso aos serviços digitais com qualidade, a Empresa de Tecnologia da Informação (Etice), vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, está com a iniciativa do projeto ambicioso chamado Cinturão Digital.

O ‘Cinturão’ visa promover o acesso por banda larga nas principais cidades do Estado, levar Internet com a velocidade de 30Mbps e buscar a inclusão digital e social dos indivíduos que não podem pagar pelo serviço. A expectativa é que até 2009, 80% da população urbana e órgãos públicos do Ceará sejam cobertos.

“O acesso da população a serviços digitais, como Internet, videoconferência, TV Digital, telefonia celular, etc., é ferramenta indispensável para o desenvolvimento econômico do Estado”, disse Fernando Carvalho, presidente da Etice.

O desenho do projeto será o seguinte: 1 anel de 3000km de fibra (liga Fortaleza, Milagres, Tauá e Sobral), 25 pontos de fibra, a tecnologia é Wimax, 70Mbps para cada município, integração ao Gigafor (em Fortaleza), inclusão de projetos como o e-Jovem e a digitalização da TVC.

O Governo do Ceará têm o papel fundamental no acesso. O questionamento é se há estudo fundamentado e infra-estrutura para dar continuidade ao projeto, inclusive noutras gestões. Ou será que este é apenas mais uma jogada de marketing do Governo para ficar bem visível e se promover politicamente?

Fonte: http://www.etice.ce.gov.br/categoria1/cinturao-digital/?searchterm=cinturão

Nenhum comentário: