sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Inclusão Digital ou Cursos Profissionalizantes


Nos últimos anos, a inclusão sócio-digital tem sido tema de debate nas pesquisas, nas instituições governamentais, não-governamentais e privadas, no entanto, o termo ainda é tratado de forma equivocada, como demonstram iniciativas que apenas disponibilizam computadores ou utilização para fins pessoais sem entornos sociais.

Nesse exemplo, existem os laboratórios abertos para a comunidade, os cursos profissionalizantes, onde é trabalhado o ensino do uso das ferramentas visando o mercado de trabalho. O 'Cinturão Digital' do Governo do Ceará pode ser determinante no sucesso da democratização dessas ações.

Um caso novo e fundamentalmente profissionalizante do Governo do Ceará é o e-Jovem, que objetiva profissionalização de jovens egressos ou concludentes do ensino médio da rede pública estadual. Para o melhor esse projeto, o 'Cinturão Digital' (a chamada banda larga) pode levar acesso rápido da Internet.

Por outro lado, ainda são poucos os projetos que trabalham verdadeiramente com inclusão sócio-digital. O Cefet Pirambu Digital, (Bairro Pirambu, Fortaleza, Ceará - Rua Nossa Senhora das Graças, 1097) é uma iniciativa do Cefet-Ce e do organismo Emaus e trabalha com cooperativas dentro da comunidade.

Tanto os projetos de inclusão sócio-digital como ações para profissionalizante são idéias bastante relevantes diante dos números preocupantes da exclusão digital, no entanto, são necessários fundamentação, planejamento, sem que haja interesses de visibilidade e promoção político-partidária.

Nenhum comentário: